Blog

Engenharia de Construtibilidade para o Projeto Concentrado de Ilmenita na Mineração Largo Vanádio de Maracás, localizado no município de Maracás/BA
13 de Junho de 2022

A TK SOLUTION mais uma vez se destaca na busca de soluções integradas para seus clientes, sempre com foco nas melhores práticas de engenharia e na busca de otimização de recursos, incluindo o tempo de execução das atividades.

Em conjunto com a empresa FIELD SOLUTIONS, foi realizado um estudo completo de Engenharia de Construtibilidade, onde utilizamos toda a experiência das empresas para aplicarmos melhorias na engenharia detalhada, aplicando a visão da construção, identificando os pontos de atenção e lições aprendidas em projetos similares realizados pela equipe da TK SOLUTION.

O CII (Construction Industry Institute) define construtibilidade como o uso otimizado do conhecimento das técnicas construtivas e da experiência nas áreas de planejamento, projeto, contratação e operação de campo para se atingir os objetivos globais do empreendimento.

Com base nesse conceito foram desenvolvidos os trabalhos, onde alcançamos os níveis mais elevados de racionalização construtiva, contribuindo assim para que o cliente possa implementar seu projeto. Afim de atingir as metas estabelecidas, alinhada a um plano de ataque com enfoque de sugerir a sequência ideal a ser construída, definimos as ações a serem tomadas de curto e médio prazo, bem como os principais pontos críticos a serem monitorados para a implantação do projeto com sucesso.

O Projeto Concentrado de Ilmenita contempla as seguintes áreas e processos:

Deslamagem, Flotação, Reagentes, Espessamento, Filtragem, Galpão de Estocagem do Concentrado, Neutralização dos Rejeitos da Flotação, Poços de Drenagem, Ponds de Emergência, Pipe Rack; Cable Rack, Sistemas de Água, Sistema de Ar Comprimido, Sistema de Chuveiros Lava Olhos, Sistema de Combate a Incêndio, Laboratório, Subestação, Sala de Compressores e Sopradores.

Na execução dos serviços foram consumidas um total de 998,00 HH trabalhadas num período de 45 dias, com atuação de diversos profissionais de diferentes áreas de atuação, como Construção, Gestão, Planejamento, Suprimentos e modelamento 3D.